Cuidado com os olhos

Você já parou para pensar o quanto dependemos dos nossos olhos? O simples ato de abri-los ao acordar mostra o quanto eles são importantes e na maioria do tempo não damos a eles a devida atenção. Há quem busque um profissional de oftalmologia somente quando é muito necessário, quando uma doença já está em seu estado mais grave. Por isso, os cuidados com os olhos precisam ser permanentes e vamos tratar sobre esse tema agora.

Um dos grandes vilões dos olhos é a poluição, essa poeira invisível faz muito mal ao olho como um todo, podendo levá-lo a ficar irritado rapidamente. Além disso, doenças como a conjuntivite também podem aparecer. Conversamos com o médico oftalmologista Drº Artur, um dos especialista em catarata mais renomados de Curitiba que nos falou mais sobre os cuidados que devemos ter com os nossos olhos. “A utilização do colírio sempre que o olho estiver ressecado e a consulta periódica são fundamentais para manter a saúde dos olhos”.

Quando o assunto é a consulta periódica, muitas pessoas acabam torcendo o nariz, acabam se embasando em desculpas para não realiza-la. Porém, a consulta feita de forma preventiva pode ser vital, caso uma doença esteja em desenvolvimento e seja detectada logo na fase inicial. Nestes casos a chance de cura aumenta consideravelmente.

cuidado-com-olhos

Dentre as doenças mais comuns que atacam os olhos estão a miopia, astigmatismo, hipermetropia e a catarata.

Por fim, nossa recomendação é que você consulte um oftalmologista a cada seis meses e fique atenta a qualquer mudança nos olhos. Os primeiros sinais de uma possível doenças são dificuldade para enxerga, vermelhidão excessiva e permanente, coceira e alterações na cor da retina. Qualquer sinal, mesmo que mínimo, deve ser analisado por um especialista. Lembre-se identificada a doença em sua fase inicial, as chances de cura são muito altas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *