A importância do Ginecologista

A ginecologia é uma das áreas de maior interesse dos formandos em medicina, ela cuida de uma parte muito sensível da mulher. Por este motivo, o ginecologista tem grande importância durante todas as fases da vida delas. Vamos conhecer um pouco mais sobre estes profissionais?

Ginecologia é a especialização da Medicina que cuida do diagnóstico e tratamento da saúde da mulher, desde a infância até a terceira idade.

Em resumo, a ginecologia é a especialidade da medicina dedicada aos cuidados do aparelho genital feminino. Os ginecologistas são portanto os especialistas que tratam de todas as questões relacionadas com útero, a vagina e os ovários.

O ginecologista deve obter a confiança da paciente de forma que consiga orientá-la quanto à prevenção de doenças e sobre a forma correta de se evitar uma gestação indesejada, entre outras situações, de maneira que a mesma chegue à fase adulta com a sensação de tranquilidade e sem arrependimentos.

A grande importância da primeira consulta ao ginecologista é para que a menina aprenda, de fato, a conhecer seu ciclo menstrual. Além de explicar como esse mecanismo funciona, médico irá orientar a marcar a data das menstruações, quanto duraram e se fluxo foi abundante ou não.

Após início da vida sexual, todas as mulheres devem realizar exame de Papanicolau pelo menos uma vez por ano. Papanicolau é um exame que pode ser feito durante uma consulta comum ao ginecologista. Sua simplicidade não exclui sua importância, visto que é um dos exames mais eficazes quando se fala de prevenção da saúde da mulher. Afinal, ele pode rastrear o câncer de colo do útero, que pode levar até dez anos para se desenvolver e é a segundo neoplasia maligna mais frequente entre as mulheres do mundo.

Os exames devem seguir até os 64 anos e podem ser interrompidos quando, após essa idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos. Para mulheres com mais de 64 anos e que nunca realizaram exame, deve-se realizar dois exames com intervalo de um a três anos. Se ambos forem negativos, essas mulheres estão dispensadas de exames adicionais.

Em uma faixa etária um pouco mais avançada, no período peri-menopáusico, aumenta a frequência de cistos, que são sentidos como nódulos, frequentemente dolorosos. A paciente deve procurar seu ginecologista ou mastologista, e uma investigação bastante simples, com ultrassonografia e em alguns casos uma punção com agulha, poderá descartar câncer. Em raras situações, faz-se necessária a ressecção destes cistos, mesmo não se tratando de um câncer.

Para ser um ginecologista é necessário possuir diploma de curso superior em Medicina, com duração de seis anos, e posterior especialização (equivalente a pós-graduação) e residência na área de Ginecologia e Obstetrícia de alguma instituição de saúde com duração de três anos. Alternativamente pode-se prestar concurso promovido pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). É imprescindível que curso escolhido seja de qualidade e reconhecido pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura). curso de Medicina engloba matérias como: anatomia e fisiologia dos diferentes sistemas do corpo humano, biologia, bioquímica, biologia molecular, genética, patologia, medicina preventiva, farmacologia, epidemiologia, psicologia médica, ente muitas outras matérias que tratam de todos os sistemas do corpo e especializações da medicina. É importante que profissional se atualize constantemente por meio de cursos, palestras e workshops, para se manter sempre informado sobre novos métodos e técnicas de tratamentos e diagnóstico.

Por fim, a escolha do sexo do ginecologista sempre divide opiniões e varia muito de mulher para mulher. Por isso, cada uma deve fazer sua própria análise e buscar consultar-se pelo menos uma vez com ambos os sexos para saber qual lhe deixa mais a vontade e confiante. Entretanto, os dois são altamente profissionais e realizarão os exames da melhor forma possível.

ginecologista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *